terça-feira, 29 de março de 2011

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ VALADARES FILHO FALA

O SR. VALADARES FILHO (Bloco/PSB-SE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com muita alegria que venho hoje a esta tribuna parabenizar a minha querida cidade natal, a bela e formosa Aracaju, que na semana passada completou 156 anos de existência. A data foi marcada por diversos tipos de eventos, como premiações, shows artísticos e culturais, dentre outros.
É espantoso como o tempo passa de maneira diferente para pessoas e cidades. A Capital sergipana, que hoje conta com cerca de 530 mil habitantes, encontra-se em pleno desenvolvimento, parece até que está desfrutando do vigor e da energia de uma jovem debutante, embora tenha mais de um século e meio de idade.
Não só a Capital Aracaju, mas todo o Estado de Sergipe, nos últimos anos, vem apresentado um crescimento superior à média dos demais Estados do Nordeste.
No período de 2002 a 2007, o PIB sergipano cresceu 27,9%, superando a média da Região Nordeste, que teve um crescimento de cerca de 24,6%. Em 2008, Sergipe liderou o ranking de maior Produto Interno per capita do Nordeste, com uma renda de R$9.778,96. Esse crescimento pode ser observado em todos os segmentos econômicos, como agropecuária, indústria e construção civil. Mas foi o setor de serviços que mais contribuiu para esse excelente desempenho do Estado de Sergipe.
Esse desempenho é facilmente visto no dia a dia da cidade de Aracaju, que sempre foi hospitaleira, mas agora oferece aos que lá residem e principalmente aos turistas uma ampla gama de serviços de qualidade. Atualmente, além das belas praias, Aracaju dispõe de uma rede hoteleira preparada para receber os turistas mais exigentes. Mais que bons hotéis, a Capital sergipana também conta com excelentes restaurantes. Ali se come, além dos tradicionais pratos típicos da região, um variado cardápio da cozinha internacional.
Aracaju dispõe ainda de uma diversificada programação cultural e de lazer - museus, galerias de arte, centro de convenções, teatros, parques, casas noturnas e de espetáculos. Todo esse aparato está aliado à prestação de serviços de qualidade, e faz de Aracaju uma excelente opção para o turista brasileiro e estrangeiro.
Quero saudar especialmente a população jovem da Capital Aracaju. Estes próximos anos são fundamentais para vocês, que têm mais de 15 e menos de 30 anos. Se já avançamos na busca da universalização do acesso ao ensino médio para todos, sabemos que é preciso avançar mais. E como aliado da população jovem, não descansarei na busca de recursos para nossa educação. Se o PROUNI, os centros federais de ensino e as universidades públicas possibilitaram maior acesso ao ensino superior, sabemos que ainda há muito a fazer pela capacitação, formação e desenvolvimento intelectual, esportivo e artístico de nossa população jovem.
No campo da saúde, do muito que foi feito, celebramos. Entretanto, reconhecemos a necessidade de avançar ainda mais, seja nas campanhas educativas para prevenção de doenças, seja no atendimento ambulatorial de emergência, seja nos procedimentos mais complexos.
Podem ter certeza, aracajuenses, que estarei ao lado das autoridades locais, das organizações sociais e de todas as pessoas que almejam fazer de nossa Aracaju a cidade mais próspera do Nordeste brasileiro.
Parabéns à cidade de Aracaju!

Nenhum comentário:

Postar um comentário