sábado, 26 de fevereiro de 2011

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde iniciam ano com treinamento

Capacitar os profissionais das Equipes de Saúde da Família (PSF), visando o fortalecimento do vínculo e da sensibilidade no atendimento à população capelense. Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de Capela, através da Secretaria de Saúde iniciou na última terça-feira, 15, o treinamento ‘Ressignificando as Vivências’.
Cerca de 50 profissionais, entre auxiliares de enfermagem, técnicos de saúde bucal, auxiliares técnicos administrativos e de serviços gerais, participam do evento que se estende até amanhã, 16. O treinamento consiste em um ciclo de palestras e oficinas, cujos principais temas abordados serão o atendimento nas unidades básicas de saúde do município, as relações interpessoais e a comunicação humana.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Luana Moura Pinho Grassi, responsável pela abertura do evento que aconteceu às 8h, a capacitação dos profissionais de saúde através de treinamentos ajuda a construir um  trabalho melhor. “As pessoas que compõem as equipes de linha de frente precisam estar preparadas para receber o paciente, que normalmente, chega à unidade debilitado. Quando ele é bem atendido, as coisas transcorrem bem”, afirma.
Luana acrescenta que o trabalho das USF não se limita ao médico e ao enfermeiro. “Todas as pessoas que integram a unidade precisam estar preparadas para o acolhimento. Isso, desde o atendimento de emergência, às relações interpessoais. Por isso é importante que o auxiliar administrativo, assim como os demais profissionais esteja preparado para recepcionar o paciente”, destaca.
Logo após a abertura, as atividades foram iniciadas. No primeiro dia, o evento foi direcionado para o atendimento de emergência nas Unidades Básicas de Saúde, a saúde do trabalhador e a qualidade do atendimento. À tarde, os profissionais foram divididos em grupos para debater os temas apresentados e na sequência, cada equipe expôs para os demais participantes aquilo que foi debatido.
“Elaboramos o evento com o intuito de demonstrar para cada profissional a importância do bom atendimento. Esperamos que todos saibam aproveitar os ensinamentos não só na vida profissional, mas que os leve para o lado pessoal. Particularmente, estou muito satisfeito pela participação massiva das equipes de saúde”, revela o chefe de Atenção Básica de Capela, Murilo Cézar de Oliveira
Para a auxiliar de enfermagem, Edivânia Morais Oliveira, participar de um treinamento no início do ano é a melhor forma de começá-lo. “Vai fazer dois anos em março que trabalho em Capela nessa área e estou muito feliz por receber um treinamento como este. Ano passado não tive a oportunidade de participar e senti o quanto faz falta. O evento é uma oportunidade de aprimorarmos aquilo que aprendemos durante a formação” avalia a auxiliar.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Capela

Um comentário: