quinta-feira, 14 de abril de 2011

Capela realiza campanha de combate ao glaucoma

A Prefeitura Municipal de Capela, distante 67 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde promove hoje, 30, pela primeira vez no município, o ‘Projeto Glaucoma’. O evento, que é uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, tem como objetivo detectar a doença ocular, com antecedência, nos pacientes que se enquadram no grupo de risco de infecção.

Desde as 8h, médicos especialistas estão à disposição, com todos os equipamentos necessários para detecção da doença, na Clínica de Saúde da Família Dr. Geraldo Luiz Mota, localizada na sede de Capela.

Dessa forma, os pacientes com diagnósticos de glaucoma, com histórico familiar da doença e pessoas com mais de 40 anos, que possuem diabetes e/ou pressão alta, devem se dirigir a Unidade de Saúde para fazer os exames.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Luana Pinho Grassi, cerca de 350 pessoas chegaram a Unidade de Saúde pela manhã. “Ficamos felizes com o resultado. Demonstra que os moradores estão atentos aos nossos eventos e assim como nós, perceberam que é uma doença que deve ser detectada o mais rápido possível. Distribuímos senhas para todos e estamos trabalhando para atendê-los da melhor maneira”, explica a secretária.

Luana informa que, caso seja necessário estabelecer outra data para a realização do projeto, a Secretaria de Estado de Saúde enviará, novamente a equipe para o município. “Pedimos a todos os moradores que se enquadram no perfil, que compareçam, ainda hoje à clínica, para fazer os exames. Se a demanda for muito grande, e aqueles que estiverem aguardando atendimento não forem atendidos, a equipe de médicos deverá retornar nos próximos dias com todos os equipamentos”, avisa.

Exames

Segundo o oftalmologista, especialista em retina, Renato Franca, a detecção do glaucoma acontece de forma simples. “Fazemos os exames de fundoscopia, para ver o nervo ótico e tonometria, que serve para sabermos como está a pressão do olho. Por isso, após a aplicação do colírio, o paciente é direcionado para o exame com o médico”, detalha o especialista.

Renato esclarece que, ao término da consulta, o paciente que foi diagnosticado o problema, efetua um cadastro na Clínica de Saúde. “Ele sai da sala com uma receita em mãos já para pegar a medicação primordial ao tratamento, que é o colírio. Avisamos a ele que a remédio deve chegar à unidade todo início de mês e a Secretaria, fará a distribuição. A cada três meses o paciente deverá retornar para fazer novos exames”, explana.

Tranqüilidade

Para a agente de Saúde de Capela, Vera Lúcia da Silva Santos, de 49 anos, poder realizar os exames é um alívio. “Na minha família três pessoas possuem glaucoma, meu pai e dois irmãos. Hoje, graças ao exame acabei descobrindo que também tenho o problema. Se não fosse essa oportunidade, eu nunca saberia”, afirma a capelense.

“Logo que a Secretaria nos avisou tratei de me programar para vir a Clínica. Uso óculos há muito tempo e todas as vezes que ia ao médico meu grau tinha aumentado, eu só não sabia o por que. Agora que já sei, vou tratar para a doença ser estabilizada”, acrescenta Vera Lúcia satisfeita.

Um comentário:

  1. Parabens a Secretária de Saúde e a Primeira dama pela atitude e ação junto a nossa comunidade!!!

    ResponderExcluir