quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Capela faz aniversário!!!

Quando, em princípios do século XVIII, o capitão Luís de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, fixaram residência em terras situadas entre o rio Japaratuba e a localidade de Coité, já os tupinambás as haviam abandonado, tangidos pela proximidade do homem branco. O sentimento religioso do casal determinou a doação, por escritura lavrada no tabelionato de Santo Amaro das Brotas, da quantia de cem mil réis, destinada à construção de uma capela sob o orago de N. S.ª da Purificação, no sítio enominado Tabuleiro da Cruz, em 1735. Dois anos depois, estava a capela construída. A freqüência de missas e de festejos promovidos pelo padre Luís de Andrade Pacheco, filho dos doadores, atraiu moradores circunvizinhos, que construíram novas casas e ranchos nas proximidades. Por volta de 1808, nas proximidades da capela de Nossa Senhora da Purificação, já viviam aproximadamente 4 mil pessoas.
O plantio do algodão, a cultura da cana e o açúcar fomentaram o comércio e expandiram a localidade. No princípio do século 20, o progresso do Município marchava mais vivo com a mecanização de sua indústria açucareira, datando de 1914 a primeira usina de açúcar cristal. Em 1915, o ramal ferroviário Murta-Capela ligou-o aos municípios servidos pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, inclusive às capitais Aracaju e Salvador, o que, sem dúvida, Ihe propiciou notável desenvolvimento.
A freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Capela deve sua criação ao Alvará de 9 de fevereiro de 1813. Em virtude da Resolução do Conselho do Govêrno, aprovada pela Lei provincial de 19 de fevereiro de 1835, criou-se o Município, sob a denominação de N. S.ª da Purificação da Capela, com território desmembrado do Têrmo da Vila de Santo Amaro das Brotas. Em 28 de agosto de 1888 o município se torna cidade e passa a ser chamado apenas de Capela.
No início da década de 1950 chega a uma produção agrícula (canavieira principalmente) de mais de 80 milhões de cruzeiros. Até a década de 80 (Século XX), Capela posuía usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, chegando a ter três delas, declinando até chegar a nenhuma. A época das usinas proporcionou riqueza e fama a algumas famílias locais e sustento à população. Hoje a principal atividade do município é a criação de rebanhos de leite e corte.6

Essa é nossa história!!!


Parabéns Capela

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cavalgada e Política

                A cavalgada dos Amigos, muito bem organizada por Toninho, teve um sonoro som de política, quando a participação de figuras bem conhecidas do público. A gafe me parece que desta vez ficou por conta de uma Vereadora que exaltou a falta de alguns Vereadores junto ao Trio. Como se a mesma não soubesse que tais vereadores hoje não concordam com as linhas políticas adotadas pelo PSB.
           A soberania dos "Camaros Amarelos" acredito está corroendo o cérebro de alguns, pois leva um tom crítico a companheiros que doaram a mesma a "PRESIDÊNCIA" durante 4 anos, devendo esta no mínimo ter mais respeito com as opiniões políticas de cada um.
Será que ainda não aprenderam que o globo terrestre é redondo?
           Apesar do ocorrido parabenizamos o amigo Vereador Toninho, pois não acreditamos que este tenha concordado com tais críticas indiretas a tom de soberania, principalmente porque me parece este ter gratidão por aqueles que um dia o confiaram o voto direto.


Parabéns pela grande cavalgada!

sábado, 17 de agosto de 2013

O Povo Critica “Chico de Ary” e o mesmo recebe os louros negativos da separação com o atual prefeito Ezequiel Leite.



 Nesta semana estranhamente acordamos com o Vice CHICO de ARY na emissora de Rádio MEGA FM, soltando as farpas pra cima do atual Prefeito Ezequiel, uma pessoa que ele mesmo se dizia amigo e fiel.
É de conhecimento da sociedade que o ex prefeito Sukita vinha fazendo visitas na fazenda do Vice e agora o cidadão aparece falando mal e pedindo desculpas, como se a população tivesse elegido o atual prefeito a pedido dele, ou mesmo como se este fosse o dono dos votos totais de Ezequiel Leite. 
Mais uma vez um político subestimando o povo!!!
Na verdade a situação foi vista como profundo desrespeito e fraqueza do por parte do Vice, a população reprovou a atitude já que todo mundo na verdade conhece as histórias que rodeiam a eleição o aceite do cargo de vice e o poder de voto do atual prefeito Ezequiel Leite. Em apenas 7 meses de gestão, ele na verdade se desesperou e não soube passar a maré ruim que o município viveu, fruto da herança deixada pela gestão passada. Todavia, vale ressaltar que o Vice rompeu foi à rádio mais faltou com a verdade, ao dizer à população que o mesmo não tinha empregos para dar ao povo, quando todo mundo sabe que ele tinha sim empregos e cargos disponibilizados na PM.
Segundo informações Sukita prometeu apoio ao Vice para que este fosse candidato a Deputado para provar seu poder de Voto em Capela, onde o mesmo retornaria o apoio na campanha de 2016? Será? Ai sim, seria uma verdadeira Prostituição política em nosso município, ou será que a população e o próprio Vice não lembra dos personagens “Chico e Chica”, das falas exaustivas que chamavam o amigo Chico de descontrolado, eu lembro muito bem e custo acreditar nesta versão.
Por outro lado essa história do PSB apoiar um candidato não ligado ao grupo pegou mais uma vez mal entre os correligionários. De fato as coisas em Capela andam muito estranha politicamente e respeitando o direito de ir e vim de cada um, emitimos nossa opinião sobre o assunto. Para mim um verdadeiro “tiro no pé"!!
“Capela, uma cidade onde o Prefeito trabalhar corretamente, aos olhos de alguns é errado, onde o vice pede desculpas mais se apega ao cargo, onde o ex Prefeito pede todo dia para o atual entregar o cargo, como se tivesse apego ao poder.”
 E agora José? Quem seria o Verdadeiro José?
Só falta agora José dar uma voltinha de Camaro Amarelo!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

UFC - Mídia GEORGE MAGALHÃES X SUKITA. Será que a briga existiu??

Saudando ao amigo George Magalhães. Esta semana existiu uma divulgação no Facebook informando de uma real briga entre as partes da MEGA. Segundo informações existem divergências entre os senhores e parece que o clima esquentou. Todavia, como não podemos comentar o que não foi visto por nós, apenas fazemos a lembrança da reportagem divulgada pelo face. Eu sinceramente "NÃO ACREDITO".

George Magalhães em minha opinião mantém o SUKITA Ex Prefeito de Capela na mídia e é a ferramenta da MEGA FM, ou melhor um o pilar de sustentação daquela emissora. Acho que seria um grande prejuízo perder esta peça.

As missões de George são árduas, todavia ninguém faz melhor que ele!!! George é um autêntico radialista.

E vamos a luta!!!

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Caixa Econômica Federal Retorna ao Município de Capela

O dia 5 de Agosto de 2013 foi marcado pela reabertura da CAIXA em nossa cidade. Em seu discurso o Sr. Luciano Pimentel enfatizou a seguinte frase: "voltamos pra ficar". O Prefeito falou da importância do retorno da instituição financeira e da parceria que será feita entre a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica.
Foi mencionado pelo superintendente que o retorno da Caixa foi um pedido do Vereador Bebe Água assinado pelos Vereadores há 3 anos atrás.